Prof. Drª. AMANDA FIGUEIROA - BRASIL

Mestrada em Saúde Materno-Infantil

Amanda Figueiroa

Tema: Acupuntura na promoção da saúde da criança e do adolescente: segurança dos recursos e seus benefícios.

Resumo do tema:

Para a medicina tradicional chinesa, a má distribuição da energia vital é a responsável pelas enfermidades do corpo, desde o nosso nascimento. Ao estimular determinados pontos, o organismo conseguiria restabelecer seu equilíbrio, combatendo esses males. Sendo assim, é um erro acreditar que a pouca idade contraindica o tratamento com acupuntura. Apesar da terapia ainda enfrentar certa descrença nos países do ocidente, seus benefícios comprovados são inegáveis. O cérebro, ao ser ativado em diferentes áreas, a partir dos estímulos nos pontos de acupuntura, promove a liberação de substâncias como serotonina, dopamina e noradrenalina que, por sua vez, vão atuar nos sistemas endocrinológico e imunológico e eles, finalmente, vão agir nos demais órgãos do corpo, favorecendo-os. Desta forma, os benefícios para as crianças e adolescentes vão desde do aumento da imunidade ao tratamento da ansiedade melhora do sono. A resistência ao método, se deve também ao medo das agulhas que podem ser substituídas por técnicas simples como sementes e cristais ou recursos mais sofisticados como o laser. Tão importante quanto a escolha da técnica é a escolha do profissional que deverá ser especialista na área e oferecer uma estrutura física adequada às legislações sanitárias do país. Qualificar a prática da acupuntura para a promoção da saúde infanto-juvenil é nossa missão.

Nacionalidade: Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba , Mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco.

É Doutorada em saúde da criança e do adolescente pelo UFPE. É enfermeira algologista e Acupuntora pela Associação Brasileira de Acupuntura.

Auditora de sistemas de saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Graduação em Medicina, do Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste.

Atua nas áreas de urgência/ cuidados intensivos, saúde da criança, Dor e Acupuntura, na graduação e na residência multiprofissional.

Docente da pós graduação da Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Consultora do grupo AMA treinamento e consultoria.

Membro do grupo de pesquisa IDEAIS.

Membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP)

Membro da Infusion Nursing Socitey (INS)

Membro da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas (ABENA)

Membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED)

Membro da Associação Brasileira de Simulação (ABRASSIM).

Consultora/avaliadora da revista Gestão e Saúde da UNB e da Revista Enfermagem Contemporânea da Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Pública