Drª. Silvia M. Rocha

Licenciada em ciências Farmacêuticas. Doutorada em Química pela universidade de Aveiro.

Tema: Trabalho investigação: Medronho e sabugueiro como fontes naturais de compostos bioactivos: da bioprospecção ao desenvolvimento de alimentos funcionais.

Sílvia M. Rocha (nascida em 1965, Vagos) licenciou-se, em 1990, em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e doutorou-se, em 1997, em Química na Universidade de Aveiro. É professora e investigadora no Departamento de Química da Universidade de Aveiro desde 2000. É coautora de 2 livros, 1 livro-CD interactivo, 12 capítulos de livros, 3 patentes, mais de 108 artigos científicos publicados em revistas internacionais de elevado mérito e cerca de 300 comunicações em conferências nacionais e internacionais. É responsável pelo laboratório x-Chroma (http://xchromatographylab.x10.mx), integrado na Unidade de Investigação QOPNA (Química Orgânica, Produtos Naturais e Química Alimentar). A sua atividade profissional tem sido desenvolvida em várias frentes: atividade de docência na área da Bioquímica e Química Alimentar, atividade de gestão e colaboração com a comunidade e de investigação.

Faz investigação em bioquímica e química alimentar e na área da metabolómica de plantas, microrganismos e biofluidos humanos. O objetivo final do seu trabalho de investigação é contribuir para o uso responsável e sustentável dos recursos naturais e para a qualidade de vida dos cidadãos. Assim, tem estado envolvida na orientação de muitos trabalhos de mestrado e doutoramento, assim como projetos de investigação e I&D relacionados com a valorização de plantas e frutos como fonte de compostos com potencial efeito benéfico para a saúde humana, recolhidos em vários países, sendo dada uma especial atenção aos produtos endógenos portugueses. Outra das suas principais vertentes de investigação está centrada no desenvolvimento de abordagens não-invasivas para controlo e monotorização de doenças em humanos, de onde se destacam trabalhos na área da asma. Os resultados dos seus trabalhos de investigação foram já objeto de inúmeros prémios e distinções nacionais e internacionais.